10 ações simples para fortalecer a sua motivação

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se não fizer nada não existirão resultados!

(Mahatma Gandhi)

Sempre que dou uma formação, faço uma sessão de Coaching ou em qualquer interação onde o objetivo final seja um resultado; o meu foco está sempre em encontrar a melhor forma prática de conseguir por em ação a teoria adquirida.

Recentemente obtive de um grupo de formandos do Projecto Click – Coaching para desenvolvimento de competências para a empregabilidade, em parceria com a EAPN – 10 dicas práticas para se manterem focados e a alimentar a Auto Motivação.

Muito obrigada ao grupo de formandas e á equipa técnica da EAPN que apoiou este projeto…Eu fiz muitos Clicks

Partilho e sugiro que regularmente escolham um dos itens para por em prática e aproveitem para partilhar outras ideias e resultados!

  1. Mantra diário – ter em local visível uma frase que nos motive e que nos relembre o que realmente queremos ter presente nas nossas mentes diariamente!
  2. Post-its Positivos – rodeie-se de mensagens inspiradoras e positivas, no frigorífico, na porta da rua, no carro, no seu local de trabalho, na casa de banho, no teto do seu quarto…
  3. Veja o lado positivo das coisas – tudo o que nos acontece tem sempre pelo menos 10% de conteúdo positivo. Não combate situações negativas, aprenda a retirar delas estes 10%.
  4. Pensamentos possibilitadores – ao invés de ter pensamentos limitadores procura encontrar outras formas de pensar mais saudáveis: “eu consigo sempre que…”; “eu acredito porque…”, “eu vou ser capaz…”, etc etc.
  5. Fazer mais do que nos faz feliz – se não sabe o que a faz feliz, experimente até descobrir, se sabe o que a faz feliz e não põe em prática, faça mais disso no seu dia-a-dia; se sabe o que a faz feliz e já põe em prática, continue, está no bom caminho!
  6. Ter metas e objetivos para atingir – saber o que queremos e correr atrás é como diariamente escolher num mapa o sítio para onde queremos ir e conduzir nesse sentido.
  7. Fazer visualizações positivas – o nosso cérebro não distingue a verdade da criação imagética, por isso, ajude-o a materializar o que deseja visualizando aquilo que quer ver a acontecer, a sentir o que quer sentir, a ouvir o que quer ouvir.
  8. Evitar procrastinar e ser inerte – procrastinação (a arte de adiar o que sabemos que deve ser feito) e a inércia (a arte de não fazer pelo prazer do momento) são as duas maiores inimigas da motivação. Quando for atacado por uma delas o segredo é: Faz AGORA!
  9. Encarar os desafios como aprendizagens – Tudo o que nos acontece tem sempre um sentido educativo. Tudo o que acontece de bom está lá para nos ensinar o que queremos e demos repetir; tudo o que nos acontece de menos bom, está lá para nos alertar para fazer de uma outra forma. Logo nunca falho apenas tenho estímulos de aprendizagem e crescimento!
  10. Foco no “Click” para aceder ao melhor de mim – ter uma âncora positiva à qual recorremos sempre que precisamos lembrar o que realmente é importante: pode ser uma pessoa, um evento, uma memória, uma música, um curso de formação. Certa que o Curso Click foi e será uma âncora positiva para muitos de nós
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *