10 lições importantes para a vida (parte 2)

Na semana passada foi incrível a quantidade de gostos e partilhas que tivemos na parte 1 deste artigo. Pois bem, a parte 2 é ainda mais apelativa e interessante e vai adorar complementar com mais estas 5 lições práticas.

1.Só tu tens o poder de mudar os teus resultados

Muitas vezes temos a ousadia de atribuir aos outros e a fatores externos a determinação e causa dos nossos resultados. Talvez essa seja a grande diferença entre quem produz resultados e os consegue mudar e quem se lamenta deles sem assumir o poder que tem para agir sobre o assunto. É a diferença entre estar em Causa ou em Efeito. Quem esta em Causa pergunta: “O que esta ao meu alcance para mudar este resultado?”; quem esta em Efeito pergunta: “Porque só a mim me acontece isto, se eu pudesse….”. Mas a verdade é que pode, sim toda a gente pode decidir agora ter impacto nos seus resultados.

Dica prática: Pare por uns minutos e analise os resultados que esta a obter nas várias áreas da sua vida. Agora escolha aquele resultado que menos lhe agrada e que gostaria de melhorar. Por último faça uma lista das 3 coisas que pode começar já a fazer, que dependam de si ou da ajuda de alguém a quem pode pedir apoio e implemente essa ação o quanto antes.

2.Todos temos um segredo sobre sucesso

No Coaching não temos por hábito aceder ao passado da pessoa, acreditamos que é no presente e no futuro que esta tudo aquilo que necessitamos para implementar mudança. Por vezes eu gosto de ir ao passado, principalmente para aceder a informação relevante e que pode ser útil no presente. Perceber o que nos ajudou a ter sucesso no passado pode ser uma boa viagem ás nossas memórias. Ao aceder as minhas percebi que o meu segredo de sucesso é: “Eu nunca fracassei, eu tive aprendizagens que me ajudam a ser cada dia melhor!”

Dica prática: Pense agora num momento do seu passado em que tenha tido sucesso. O que caracterizou esse momento, em que pensava, como se sentia, o que fez. Pense bem nesse e em outros momentos do seu sucesso do passado e cria o seu “segredo de sucesso”.

3. Aprende a pedir perdão com sinceridade

Não é fácil aceitarmos os nossos erros, nem os erros dos outros; também não é fácil pedir desculpas genuínas, e ser capaz de perdoar mais difícil é. Recordo uma frase que diz: “que dificilmente avançamos se continuarmos amarrados às barreiras do passado”. Perdoar é libertar espaço mental e emocional para seguir em frente. E se sente mágoas do passado agora é o momento ideal para deixa-las ir….Certa vez perguntaram a Mahatma Ghandi se ele perdoava com muita frequência, ao que ele respondeu: “Não, ninguém nunca me ofendeu”.

Dica prática: pense em alguém que gostaria de perdoar, presente ou ausente, e escreva-lhe com toda a sinceridade uma carta na 1ra pessoa e em discurso direto. Não deixe nada por dizer e depois queime o que escreveu pensando á medida que o faz que agora esta livre para iniciar uma nova relação mais saudável e começar de novo.

4.A nossa envolvente é crucial para o nosso êxito!

É muito importante estar consciente de quem nos rodeiam e pode ser impeditivo do nosso crescimento e de quem nos rodeia e contribui de formas diferentes para o nosso sucesso e evolução. Devemos fazer-nos rodear das pessoas certas pois as nossas relações são a base da nossa vida e a qualidade das nossas relações influi a qualidade das nossas emoções. Na vida devemos estar rodeados pelas pessoas que estão onde nos queremos estar…essas são as que nos alavancam

Dica prática: Imagina que podia escolher o top 5 das pessoas que gostaria de ter a influencia-lo na sua vida. Quem seria essas pessoas? Como as pode ter mais presentes na sua vida? Que características tem as pessoas que estão no sítio onde quer estar? Fale com elas, pergunte-lhes como a podem ajudar…elas vão ser um dos seus ingredientes de sucesso!

5-É preciso ser valente para viver a vida que se merece!
Todos temos um potencial ilimitado para viver a vida que merecemos mas alguns impedem no com a barreira do MEDO, do “eu não consigo”, “eu não sou capaz”, “eu não estou preparado”. Para VIVER é preciso ter CORAGEM, é preciso ser valente, poi ser valente não é deixar de ter medo mas sim continuar em frente mesmo quando sentimos esse receio que nos quer bloquear.
Dica prática: Escreva uma frase que o motive a ter coragem e valentia para avançar e coloque a num local bem visível ainda hoje….vá lá seja Valente ☺

Na próxima semana cá estaremos com mais um artigo inspirador e caso tenha dicas ou sugestões de temas que gostasse de ver abordados, desafie-nos….na Mekmotions gostamos de desafios pois isso faz-nos crescer!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *