Há uns anos atrás a Deloitte fez um estudo e conclui que quase 90% dos colaboradores não estavam apaixonados pelo seu trabalho.
Consequentemente, não estavam a contribuir com o seu potencial máximo.
Nas minhas pesquisas não encontrei indicadores atuais mas acredito que não serão muito diferentes, uma vez que a maior parte das pessoas continua a associar, como fator primário para ir trabalhar, o dinheiro.
“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”
Aristóteles
Muitas das empresas com as quais colaboro, com uma intenção muito positiva, procuram incentivar os seus colaboradores com bónus e regalias, conseguindo apenas resultados de curta duração.
O segredo para o sucesso consistente e duradouro é despertar paixão nos colaboradores, para que se conectem aos objetivos da organização e a uma visão de futuro, que se predisponham de forma consistente a aprender, crescer e aplicar o saber no seu dia-a-dia laboral.
“A única forma de se fazer um bom trabalho é amando o que se faz”
Steve Job
É tão bom quando os mais de 100 milhares de milhões de conexões cerebrais que temos entre as orelhas se conectam com a paixão.
Esta paixão ativa as áreas cerebrais associadas à recompensa e ao prazer – o núcleo caudal e a área ventral tegmental.
Esta ultima, possui recetores para o neurotransmissor dopamina que, no nível certo, favorece a atenção, eleva a energia, sustem a motivação e pode criar um bem-estar desejável.

Esta paixão ativa as áreas cerebrais associadas à recompensa e ao prazer
No fundo a sua produção é equivalente aquela palmadinha nas costas que nos diz: “ Excelente, continua assim!”. Mas existem muitos mais benefícios para que promova a paixão nos seus colaboradores:
A paixão intensifica o foco
Conhece aquela expressão dos apaixonados, “não tenho olhos para mais ninguém”? Pois bem no trabalho a paixão também não deixa espaço para a disrupção e as distrações.
A paixão promove a criatividade e a inovação
Trabalho com paixão melhora o nosso estado mental, permitindo melhores ideias e maior capacidade de resolução de problemas. Na realidade tal como num casal apaixonado, todos os problemas são ultrapassáveis e a capacidade de surpreender com ideias novas e soluções é ilimitada.
A paixão aumenta o desejo pela excelência e a motivação
Quem se sente apaixonado pelo seu trabalho promove o detalhe, a precisão e os pormenores, colocando o seu melhor em tudo o que faz. Numa relação, o apaixonado acorda de manhã e só pensa na sua amada, deseja estar com ela. Um apaixonado pelo trabalho, acorda de manhã, e como vai passar o dia a fazer algo que gosta os seus níveis de energia e entrega aumentam.
A paixão aumenta a satisfação e reduz o stress
Fazer o que se gosta, ou fazer com gosto o que não se gosta tanto, produz relaxamento e prazer na sua mente e no seu corpo. Fica mais fácil fazer trabalho adicional e fazer um esforço extra. Conhece algum apaixonado que não esteja disposto a fazer o que quer que seja para estar mais uns minutos extra com a sua cara metade?

A paixão aumenta a satisfação e reduz o stress
A paixão inflama as conquistas
O sucesso em trabalhos sem paixão não tem o mesmo gosto. Colaboradores apaixonados, estão dispostos a bater obstáculos, a criar soluções, e a desenvolver habilidades e a atitude certa para alcançar mais sucesso.
“Toda a gente é um génio. Mas se julgar um peixe pela sua capacidade de subir uma árvore, vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido”
Albert Einstein
O que fazer para desenvolver mais paixão na sua equipa?
Todas as equipas tem um potencial enorme para serem apaixonadas pelo seu trabalho. Somos intrinsecamente motivados para desenvolver competências, crescer, e ter entusiasmos pelo que fazemos.
Ficam aqui algumas dicas do que pode elevar a paixão nos eus colaboradores:
- Promova o feedback e a conexão entre colaboradores para promover networking de crescimento e resolução de problemas
- Promova o reconhecimento pelo bom trabalho
- Promova o alinhamento com os valores da empresa
- Permita a autonomia dentro das equipas e permita aos colaboradores envolver-se em novos projetos, testar e experimentar novas ideias
- Promova um mindset coletivo de melhoria continua, de felicidade no local de trabalho, um ambiente de trabalho mais saudável (programas de mindfulness, gestão de stress)
- Promova o crescimento criativo, um clube de leitura, promova tempo para microlearnings, surpreenda-os com um workshop diferente e novas abordagens e metodologias criativas

Todas as equipas tem um potencial enorme para serem apaixonadas pelo seu trabalho
Experimente organizar um Workshop Points of You® na sua empresa e promova numa iniciativa única, uma troca de pontos de vista entre os seus colaboradores, com visão no futuro desejado, dinamizada com o auxílio de uma ferramenta projetiva, criativa, e inesperada mas precisa.
“Encontramo-nos imersos em atitudes e crenças individuais, e esquecemos-nos do quanto é simples cooperar. Essa ação inerente, que já foi parte integrante da vida tribal, tornou-se uma batalha de egos em que todos só pensam em si mesmos.”
Efrat Shani