4 ferramentas científicas para estimular a positividade

Certamente, tal como a maioria dos comuns mortais, gostaria de aumentar os seus níveis de positividade. Diria até, que a maior parte de nós, não faz a mínima ideia se tem ou não um rácio saudável de positividade. Sabia que, de acordo com os estudos científicos, o rácio saudável da positividade é de 3:1, ou seja, apenas quando temos uma percentagem de 3 emoções positivas, para 1 negativa, estamos realmente a sentir-nos bem e a beneficiar da panóplia de vantagens da positividade nas nossas vidas?

Recentemente li um livro baseado exclusivamente em estudos científicos na área da positividade, do qual retirei algumas reflexões interessantes e acima de tudo um kit de ferramentas validadas experimentalmente, pelo impacto que tem no aumento do rácio da positividade. Contudo deixo aqui 2 detalhes que podem ser importante ter em conta antes de as praticar:

  1. As nossas emoções são altamente individualizadas – ou seja, a ferramenta que melhor funciona comigo pode não ser a mesma que melhor funciona consigo. Por isso escolhi as 4 com as quais mais me identifiquei, mas existem outras que normalmente partilho nos cursos, procure a que melhores resultados produz em si e a que mais tem a ver consigo e com o seu “estilo”!
  2. Treino em part time, resultados em part time – como em tudo na vida, a consistência com que nos entregamos aos processos é sempre proporcional aos resultados que obtemos. Mais vale aplicar uma ferramenta de forma proactiva e consistentemente, que aplicar uma ferramenta de forma reativa e em part time.

O principal objetivo de aplicar estas 4 ferramentas é ajudar a baixar os níveis de negatividade e aumentar a positividade no seu dia-a-dia, assim como todos os benefícios associados aos fatos de se ser uma pessoa positiva (muito em breve vou escrever mais sobre este tópico)

FERRAMENTA 1 – DESLIGUE A LUPA DA CRITICA, ELA DESFOCA O PRESENTE!

Vivemos quase que inconscientemente em modo expectativa e espirito critico, é inevitável: “Porque é que ele me falou daquela maneira!”, “Nunca vou conseguir fazer tudo o que preciso amanhã!” Perdemos muito tempo do nosso presente a pensar no que o outro disse ou fez ou no que vamos ter que fazer no dia seguinte. Perdemos muito tempo no presente a pensar no que não devíamos ter dito no dia anterior e em tudo o que devíamos ter feito e não fizemos.

O truque é usar a aceitação e a consciência! Consciência para perceber que se esta a perder emocionalmente no tempo e aceitação para tudo o que não pode mudar.

Então, anote no papel o que tem que fazer no dia seguinte, escreva o que aprendeu com o que devia ter feito no dia anterior, e agora vá viver o presente, sintonize-se ao aqui e agora, acaricie o momento com os seus sentidos. Acorde, espreguice-se, sinta o calor da água no chuveiro, ouça os sons que a rodeiam, veja a luz do dia refletida na natureza.

Fique alerta e desperta aos seus sentidos e não se perca apenas nos seus pensamentos. Abra-se às experiencias sensoriais da vida pois elas aumentam a sua positividade.

EXPERIMENTE A RIQUEZA DO PRESENTE Á MEDIDA QUE VIVE O SEU DIA!

FERRAMENTA 2 – ESTABELEÇA CONEXÕES DE ALTO CALIBRE

Conexões, todos temos mas serão as nossas interações fatores de mais-valia nas nossas vidas? As interações do nosso dia-a-dia deviam ser lufadas de ar fresco. Quer seja com a família, com uma amigo, ou com um desconhecido, todas as nossas interações podem ser uma mera conversa vazia de conteúdo e sem relevância emocional (“o que é que ele disse mesmo?”) ou podem ser conexões de alto calibre, e ai sim, vale mesmo a pena, pois são estas que impactam de forma vivida nas nossas emoções, memórias e na nossa positividade. Falamos de interações que:

  • Promovem estima mútua,
  • Encorajam ações conjuntas,
  • Elevam vitalidade e energia das partes,
  • Predizem alterações fisiológicas positivas.

Desafio-me todos os dias a cultivar este tipo de relações: respeitosas, atenciosas, de apoio ao outro, que envolvem confiança e atos de bondade e é incrível como uma interação entre dois desconhecidos, pode acabar com dois sorrisos genuínos e uma forte emoção de bem-estar.

EXPERIMENTE A RIQUEZA DAS CONEXÕES À MEDIDA QUE SE RELACIONA!

FERRAMENTA 3 – CRIE DISTRAÇÕES SAUDÁVEIS

Ao distrairmos a nossa mente quebramos padrões de negatividade e ruminação mental, e de certa forma, é uma maneira simples e saudável de levar a nossa mente para um lugar mais útil. Pense assim, o que faz uma criança quando a conversa não lhe interessa? Desliga certo, vai brincar e muda de foco! Podemos fazer o mesmo com a arte de um adulto:

  • – Registar o alerta (O que é importante reter deste pensamento de alerta?)
  • – Mudar o foco (O que posso fazer para afastar a minha mente desta situação?)
  • -Identificar o máximo de opções com o mínimo de exclusões (estilo podia fazer isto mas só em casa, ou só no trabalho, ou sozinho, quanto menos requisitos exclusivos melhor)
  • -Praticar sempre que necessário

EXPERIMENTE DISTRAIR-SE COM COISAS POSITIVAS!

FERRAMENTA 4 – VISUALIZE O SEU FUTURO DESEJADO

Já experienciamos o presente e é ótimo sentir o poder positivo do agora, já estabelecemos conexões e é incrível o poder que as relações podem ter em nós, já nos distraímos do que não interessa e é maravilhosa a nossa capacidade de mudar de foco e agora vamos viajara ao futuro.

Imagine o seguinte: Acabou de planear os seus próximos 5 anos, ao nível pessoal e profissional. Agora imagine que passaram esses 5 anos e que tudo o que idealizou e planeou correu exatamente como pretendia. Conquistou as suas metas, alcançou os seus resultados, sentiu-se bem no processo, confiante, capaz, focado, superou com sucesso os desafios, como se vê, como se sente, o que esta a pensar neste exato momento daqui a 5 anos nesta realidade de sucesso e felicidade? O que pensa sobre si? Sobre a pessoa em que se transformou e que escolheu ser ao longo destes 5 anos?

Sente-se uma pessoa inspirada e inspiradora?

Durante uma semana feche os olhos e visualize-se a ter todo o sucesso e felicidade que deseja daqui a 5 anos e escreva sobre o que sente, a pessoa que é, o que conquistou, o que os outros lhe dizem. Ao fim de uma semana releia o que escreveu e retire das suas anotações uma missão – uma frase que seja o seu mote de ação diária a partir de hoje.
Deste exercício surgiu a Missão da MERAQI e a minha missão de via diária – Inspirar Mudanças Positivas e isto faz valer cada um dos meus dias no caminho daquilo que quero ser daqui a 5 anos. Aguardo com curiosidade a sua Missão!

EXPERIMENTE SENTIR HOJE O SEU SUCESSO DO FUTURO!

E que 2018 seja um ano MERAQI para todos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *