A Arte de Viver pode ser simples!

Estes últimos anos foram desafiantes para mim e para a maioria das pessoas que conheço. No entanto percebi que 2 nichos de pessoas se distinguiram: as que apesar dos desafios seguiram em frente, se mantiveram focadas e otimistas; e as que por causa dos desafios se sentiram incapazes de seguir viagem, se focaram no que não tinham e perderam o seu otimismo pela vida.

Estou grata por fazer parte do primeiro grupo. Pois só isso me permitiu conhecer as pessoas que conheci; sentir as emoções que senti; aprender as coisas que aprendi e acima de tudo crescer e ser mais feliz! Por isso não podia deixar de partilhar algumas das coisas que fiz e funcionaram ao longo deste ano para que possam introduzir nas vossas vidas!

Dicas para ajudar a ser mais otimista e sentir-se bem:

  1. Concentre-se naquilo que tem e deseje aquilo que quer – quando investimos o nosso tempo a lamentar o que não temos perdemos oportunidade de investir o mesmo tempo a agradecer o que já conseguimos ter, e esta é a fonte das boas emoções. Se a isto adicionarmos a capacidade de desenhar metas, potencializamos as emoções e garantimos crescimento continuado.
    Tarefa: Todos os dias à noite antes de deitar pense nas coisas boas que a vida lhe deu até ao momento e em como isso a faz sentir. Exerça o poder da gratidão!
  2. Reconheça o lado bom da sua vida – sentimo-nos bem quando dedicamos atenção aos aspectos positivo da nossa vida. As pessoas tendem a conseguir relembrar com mais facilidade as coisas más do que as boas, pelo que devemos alterar esta tendência.
    Tarefa: Escreva um diário da gratidão ou um manual da felicidade, onde regista tudo o que a faz sentir-se bem, de vez em quando leia e o sorriso na sua boca será inevitável.
  3. Ponha os óculos de criança – à medida que crescemos é muito fácil começarmos a ver a realidade de forma mais séria, intensa e responsável. É preciso condicionar o nosso foco pois com a quantidade de estímulos externos negativos só mesmo sendo “criança” é que conseguimos ser responsáveis e felizes perante os mesmos estímulos.
    Tarefa: Coloque lembretes inspiradores, em casa, no trabalho, no carro, no FB. Tudo o que o faça sorrir, lhe eleve a energia e o ajude a ter foco naquilo que realmente é importante

A minha maior descoberta deste ano foi perceber que quanto mais ajudamos alguém por pura bondade, melhor se torna a nossa vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *