Detetor de sabotadores!

A nossa mente é o nosso maior aliado mas pode por vezes tornar-se no nosso maior inimigo. Alguma vez sentiu que não estava a ser o melhor de si e que uma espécie de inimigos interiores se tinham apoderado da sua mente? Pois bem esse é o nosso tema de hoje – Auto Sabotagem!

Os nossos sabotadores são padrões automáticos e habituais que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que apesar de bloqueadores em determinados momentos nos ajudam a lidar com situações específicas. Diria que são soluções pontuais que se tornam regra e que só não são benefícios porque nos impedem de ter Sucesso e Felicidade.

Curioso por saber quem são eles?

  1. Perseverante – supor organizados, gostam da perfeição acima de tudo: “eu sei o caminho certo, eu sei como se faz”.
  2. Controlador– ansioso e impaciente para assumir o controlo de tudo e de todos: “ estou a fazer um favor aos outros quando assumo o controlo, quanto mais trabalhar mais controlo a situação”.
  3. Inquieto – sempre em busca de excitação, tem sempre que estar a fazer algo: “esta tarefa não é nada interessante vou mudar.”
  4. Hiper Racional – normalmente são pessoas frias que tentam racionalizar tudo, inclusive as relações: “é lógico que as emoções destabilizam os nossos resultados, vamos pensar sobre o nosso amor e analisar os factos.”
  5. Vitima – foca-se em emoções dolorosas e gosta de falar sobre elas para ter a atenção dos outros: “porque ninguém me percebe e tudo o que é mau sempre me acontece a mim?”
  6. Super Empreendedor – necessidade exagerada de trabalho e ação dependente de sucessos externos: “A vida é acerca de conquistar e produzir resultados, quem não em sucesso não é ninguém”.
  7. Evitador – gosta de evitar o que não lhe agrada, deixar o desagradável á merece do “alguém vai resolver isto, eu não mereço passar por isto, não vamos fazer uma cena certo?”
  8. Agrada a todos – tenta ter a atenção dos outros através de um grande sentido de dádiva permanente: “para ser uma boa pessoa devo por as necessidades dos outros à frente das minhas”.
  9. Hiper Vigilante – constante atenção ao que pode vir a correr mal: “as pessoas não são de confiar, a vida é instável, que mais me vai acontecer”.

Identificar os seus sabotadores é um primeiro passo para saber lidar com eles mas mais importante é fazer algo para muda-los pois ests padrões automáticos de pensamentos, emoções e ações tendem a ser os responsáveis pelos seus resultados negativos e ao mudar estes hábitos esta á abrir uma porta para o progresso….

Quer saber quais são os seus sabotadores? Tem aqui um link para fazer o teste na página do criador deste tema, Shirzad Chamine, com o qual estou a fazer neste momento um curso.

Depois partilhe connosco a experiência http://positiveintelligence.com/

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *