Hábitos de pessoas inteligentes!

Da mesma forma que existem hábitos para nos ajudar a enriquecer, hábitos para nos ajudar a ter mais saúde, hábitos que nos ajudam a sentir bem, será que também existem hábitos que nos tornam mais inteligentes?

Arthur L. Costa e Bena Kallick, detetaram um conjunto de hábitos mentais característicos de pessoas inteligentes, que partilhamos para que possa começar já a exercitá-los.

Pessoas inteligentes:

  • têm Pensamento Persistente – Pessoas persistentes nunca desistem dos seus objetivos. Tem a capacidade de manter o foco numa tarefa e garantem que a terminam. Pessoas persistentes focam-se em encontrar solução para os seus desafios, são flexíveis e olham para os seus problemas em diferentes perspectivas, procuram opções para o que desejam alcançar sem nunca desistir ou emitir desculpas.
  • têm Pensamento Ponderado – Pessoas ponderadas pensam antes de agir, são hábeis a gerir a impulsividade face a estímulos externos, refletem sobre as diferentes opções e escolhem com tempo e disciplina a que parece ser mais vantajosa. Tendem a analisar a situação como um todo prestando atenção aos detalhes.
  • pensam sobre os seus Pensamentos – Exercem metacognição ao dissociar-se dos seus pensamentos. Desenvolvem a capacidade de ver como o que pensam afeta o que faz, o impacto que tem nos outros e os resultados que obtém. Ao exercer metacognição aumentam a consciência dos seus sentimentos e emoções face ao pensamento.
  • têm Pensamento Questionador – colocam questões e desafiam-se constantemente com questões como: “ “E se…?”, “Como posso resolver?”; “Que alternativas tenho?”. As perguntas inteligentes elevam o pensamento divergente e a capacidade solucionar problemas sem rigidez mental.
  • têm Pensamento Transcontextual – capacidade de aplicar o conhecimento de experiências do passado a novas situações. Desenvolvem a capacidade de fazer analogias e aplicar o conhecimento aprendido em diferentes contextos.
  • têm Pensamento Interdependente – aceitam os seus limites de saber, aceitam diferentes pontos de vista e aceitam a limitação de acesso a dados. Por isso valorizam a cooperação com o outro, a construção de ideias grupais, aceitam a critica construtiva e estão dispostos a abdicar para alcançar resultados.
  • têm Abertura de Pensamento – pessoas inteligentes vivem em modo permanente de aprendizagem, o seu foco está no auto aperfeiçoamento. Ao admitir as limitações do seu saber dedicam-se a procurar mais informação, mais soluções sem nunca cair em complacência.

Treinar e introduzir estes hábitos nas nossas rotinas aumenta a probabilidade de lidar de forma mais inteligente com os desafios.

Experimente alguns deles nos próximos dias e usufrua do poder de usar o seu potencial mental nos seus resultados diários, qualificando a sua vida!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *