Como a metodologia MERAQI pode promover uma mudança positiva nas empresas

Como a metodologia MERAQI promove mudanças positivas na sua empresa

Consegue identificar com clareza os principais desafios da sua organização e da sua equipa? Haverá um padrão transversal nas necessidades das pessoas nas organizações? Quando olha para o investimento feito em formações e desenvolvimento da sua equipa sente que o retorno foi sustentável?

Depois de 12 anos a colaborar como coach e formadora em várias instituições, associações e empresas, conclui que existe um conjunto de necessidades transversais, assim como alguns desafios, com os quais a maior parte das equipas e líderes lidam na sua realidade.

Para dar resposta e garantir soluções diferenciadoras e que tenham um impacto positivo no contexto das organizações, desenvolvemos um plano exclusivo: a Metodologia MERAQI.

A palavra tem origem no grego (meraki) e significa fazer com paixão, alma e criatividade, colocar o melhor de nós no que fazemos.

Será que na sua empresa todas as pessoas estão a dar o melhor de si?

Estará a atitude Meraqi presente na performance das suas equipas?

Consegue imaginar como seria a realidade, se todos os dias escolhêssemos adoptar esta atitude no nosso local de trabalho?

Há 4 grandes desafios na maioria das organizações que, de certa forma, causam impacto ao nível dos principais pilares comportamentais, com consequências na produtividade, no bem-estar e no crescimento.

Veja se os encontra na sua empresa ou organização…

1 – Mindset coletivo

Da mesma forma que existe uma estrutura mental individual, existe (ou deveria existir) uma estrutura mental coletiva nas equipas. Estaremos conscientes do que nos une enquanto equipa? Os valores e as crenças partilhadas são potencializadoras ou castradoras do desempenho individual? Existe clareza em relação aos objetivos individuais e coletivos? Este é um dos desafios identificados nas empresas. Colocarmos as nossas necessidades individuais acima das necessidades coletivas.

Este é um dos desafios identificados nas empresas. Colocarmos as nossas necessidades individuais acima das necessidades coletivas.

2 – Estados Emocionais promotores de resultados

A predominância de emoções positivas numa cultura organizacional tem impacto direto nos resultados que obtemos. Quais são as principais emoções presentes na sua equipa? Desmotivação ou motivação? Medo ou confiança? Reconhecimento ou frustração? O maior desafio de uma equipa são as emoções que a envolvem. Muitas empresas identificam nas suas equipas a falta de responsabilidade, desmotivação, ausência de confiança, stress laboral e este é um estado emocional limitador.

O maior desafio de uma equipa são as emoções que a envolvem.

3 – Recursos estratégicos

Equipas mental e emocionalmente positivas tem maior probabilidade de assimilar os recursos que são partilhados nas formações e processos de desenvolvimento. Aceitam melhor o feedback, inclusivamente são promotoras do mesmo. Comunicam com mais impacto e clareza, são mais criativas e focadas em soluções e gerem melhor o seu tempo. O desafio nem sempre é a ausência de recursos externos mas sim a ausência de recursos internos que promovam a exteriorização do potencial de cada colaborador num todo coletivo.

Equipas mental e emocionalmente positivas tem maior probabilidade de assimilar os recursos que são partilhados nas formações e processos de desenvolvimento.

4 – Planos de Ação consistentes

Em qualquer processo de mudança, a ação tem um papel crucial na produção de resultados. Este é um dos maiores desafios nas organizações: a capacidade de transpor as aprendizagens para o contexto profissional e implementar com consistência os seus processos de mudança ao nível comportamental.

Este é um dos maiores desafios nas organizações: a capacidade de transpor as aprendizagens para o contexto profissional

Meraqi na performance das suas equipas

Os problemas causados pela ausência de um destes 4 níveis

A ausência destes 4 ingredientes, ou apenas de um deles, afeta diretamente as nossas equipas. Por normal, traduzem-se em baixos níveis de sucesso, em fraca produtividade e numa ausência de confiança das pessoas que fazem parte da equipa.

Com fortes impactos negativos em diversos patamares:

Impacta na comunicação

Estarão os membros das nossas equipas a comunicar de forma aberta e honesta? Qual a carga energética da comunicação da sua empresa?

Impacta na produtividade

Estarão as nossas reuniões a ser produtivas e eficazes? Estará a nossa equipa e os seus elementos a entregar a sua melhor performance?

Impacta no espirito de equipa

Estarão os elementos da nossa equipa a cooperar ou a competir? As decisões e responsabilidades são partilhadas ou a existe um foco exclusivo nos resultados individuais?

Impacta nos níveis de satisfação

Quão satisfeitos estão os nossos colaboradores? Não propriamente com o que ganham, com as condições que tem mas com o que sentem quando vão trabalhar de manhã e o que sentem quando terminam um dia de trabalho?

Meraqi inspira mudanças positivas

A metodologia MERAQI cria mudanças positivas nas empresas

Recentemente numa empresa com a qual estou a colaborar, foram apuradas um conjunto de necessidades coletivas de formação e após um diagnóstico de necessidades individuais ficou claro onde intervir para fazer a diferença e como usar a metodologia MERAQI para promover mudança positiva.

E como pode marcar pela diferença na sua organização a implementação desta metodologia?

M (MINDSET COLETIVO)

Contribuir para o conhecimento claro dos objetivos, valores e crenças da organização e identificação das metas individuais que mais contribuem para o alcance da meta coletiva.

E (ESTADO EMOCIONAL)

Nutrir equipas com estados emocionais potencializadores de resultados; apoiar no conhecimento das forças e fraquezas; elevar níveis de motivação e confiança interpessoal.

R (RECURSOS ESTRATÉGICOS)

Usar metodologias e ferramentas de várias áreas do desenvolvimento pessoal que promovam a eficácia, dar e receber feedback, gerir tempo e recursos; usar a comunicação como forma de cooperar e promover mudanças positivas.

A (AÇÕES CONSISTENTES)

Transpor todo o conhecimento e aprendizagem de forma pragmática para o dia a dia, no fundo, saber o que devemos fazer ao nível comportamental e implementar planos de melhoria continua.

E qual o grande benefício para os colaboradores, os líderes e as organizações, de implementar a metodologia MERAQI?

QI (ENERGIA)

Promover o que todas as equipas e organizações desejam. Uma cultura focada numa energia coletiva de sucesso e felicidade, desenvolvida passo a passo de forma segura.

A sua organização já é MERAQI?

Uma organização MERAQI é uma organização feliz e bem sucedida, com equipas com elevados níveis de satisfação e promotoras de resultados. Terá sempre desafios e problemas para resolver. Mas têm a enorme vantagem de dispor de ferramentas individuais e colectivas para saber como responder em todos os momentos.

Se a sua organização não é MERAQI entre em contacto, para descobrir como podemos ajudar.

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  1. […] hábitos e rotinas ligadas à área física e saúde, outras pretendem aumentar a presença de emoções positivas e melhorar a qualidade das suas relações, há quem pretenda alterar os seus comportamentos para […]

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