Mudanças de pensamento que fazem milagres

Termos a capacidade de alterar a nossa forma de pensar e aquilo a que prestamos atenção a maior parte do nosso tempo pode mudar a qualidade da nossa vida e a capacidade de solucionar desafios.

Responda às seguintes questões:

  • Os seus sentimentos e o seu passado determinam o seu comportamento?
  • Perante um problema foca-se mais no problema ou em possíveis soluções?
  • Concentra-se mais naquilo que não gosta do seu passado e presente ou naquilo que quer para o seu futuro?

Hoje quero partilhar uma abordagem que uso muito nas sessões de coaching e que me ajudam a promover mudanças nos meus clientes. Chama-se abordagem centrada na solução com foco essencialmente no presente e no futuro, centrada em ações e na alteração de perspetivas.

Reconheça os seus sentimentos e o passado, sem que determinem as suas ações do presente e do futuro!

  • Pratique a aceitação de quem é, do que sente, dos seus pensamentos, aceite o seu corpo, as suas qualidades e os seus defeitos, as suas escolhas; em vez de se focar em eliminar e julgar tudo aquilo que não quer ser ou sentir, aquilo que não gosta em si, os pensamentos que não quer ter.
  • Lembre-se que o passado pode influenciar-nos mas não determina o nosso futuro, nem é determinante das nossas escolhas e ações do presente.

Aquilo em que nos concentramos, expande-se! Mude o foco da sua atenção e mudará os seus resultados!

  • A melhor forma de mudar a visão que temos sobre um dado problema é alterando aquilo a que estamos a dar atenção. Uma maneira fácil de mudar o foco é prestar atenção à situação que nos incomoda dando ênfase a um canal sensorial diferente. Em vez de olhar para algo, toque; ou feche os olhos e escute.
  • Em vez de se focar no que aconteceu, fixe a sua atenção no que esta a acontecer agora e no que quer que aconteça a partir de amanhã. Anote soluções, ações e acontecimentos positivos e orientados para a resolução da situação. Refletir pode ser útil mas agir é o que vai fazer toda a diferença.

Quem não tem sonhos, dificilmente os tornará realidade!

Gosto particularmente de uma frase de Sheri Lewis que diz: “Se tiver esperança, conseguirá com certeza entrar em ação. O milagre dá-se quando não a tiver e, ainda assim, se obrigada a entrar em ação de qualquer forma. Talvez seja o cérebro assim estimulado, que lhe devolve a esperança. Não sei porque resulta, só sei que resulta.”

  • Tenha uma visão do seu futuro. Qual é o seu grande objetivo de vida? Que sonhos teve ou tem para a sua vida? Que tipo de coisas faria se não tivesse qualquer objeção?
  • Lide com os obstáculos. O que o impede de realizar os seus sonhos ou atingir os seus objetivos? Quais os verdadeiros obstáculos que precisa ultrapassar? O que faria alguém que o inspira no seu lugar, se tivesse que lidar com os mesmos desafios e obstáculos?
  • Estabeleça um plano de ação para atingir o futuro que deseja. O que vai fazer mal acabe de ler este artigo? Como se vai sentir depois de ter dados esses passos? O que pensa que o pode ajudar a dar esses passos?

Quando desejo muito algo para o meu futuro, garanto sempre que estou consciente e aceito o presente; coloco toda a minha atenção naquilo que me facilita o alcance da minha meta e todos os dias dou um passo, por muito pequeno que seja para garantir que vou lá chegar.

Na realidade imagino sempre um futuro que me facilita fazer boas escolhas no presente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *