Perigosa….Mente Irracional!

A nossa mente é um recurso de tal forma poderoso que dependendo da utilidade que lhe damos podemos ter uma, Perigosa Mente Irracional e Emoções Negativas ou em alternativa uma Maravilhosa Mente Racional e Emoções mais Positivas!

O grande desafio é que parece que muitas vezes estas “mentes” tem vida própria e não sabemos muito bem como “explica-las” no impacto que têm no nosso processo de tomada de decisão. Quais serão as estratégias psicológicas inerentes aos nossos processos mentais mais irracionais? Será que esses processos afetam as nossas relações, carreiras e resultados?

Porque muitas vezes nos desviamos daquilo que queremos quase sem dar por ela?

Os 3 motivos que tenho diagnosticado e que comprovei em algumas leituras científicas e de psicologia dentro da área são:

1. Receio de Perder

Quantas vezes já deu por si a percorrer distâncias bem maiores apenas para não contemplar a hipótese de perda? A dor que associamos á perda é sempre maior do que a alegria das nossas conquistas. É por isso que, quer seja ao nível profissional, quer seja numa relação, fica difícil desistir mesmo quando é evidente para tudo e para todos que já não esta a funcionar.

2. Juizos de Valor

Quantas vezes já atribuiu a uma pessoa ou situação um determinado conjunto de qualidades baseadas mais numa perceção inicial e espontânea do que em factos e dados objetivos? É óbvio que qualquer expetativa inicial tem impacto sobre a realidade e é quase como um atalho mental para determinar onde vamos colocar o nosso foco e atenção no futuro em relação aquele estímulo.

3. Diagnostico Preconceituoso

Certamente já deu por si a por uma “etiqueta” numa pessoa, ideia ou situação baseada apenas na sua opinião inicial e depois sofrer do que chamo de “cegueira mental” para rodas as evidências contrárias a essa opinião? Franz Epting, é um especialista na compreensão da forma como as pessoas conferem sentido às suas experiências e ele diz, que utilizamos estes rótulos para simplificar, mas esquecemos que ao faze-lo apagamos muita informação, que na realidade pode fazer toda a diferença.

Sempre que sentir que esta a ter um ataque da sua Perigosa Mente Irracional pare antes de agir e pergunte-se:

  1. O que posso ganhar se decidir agora algo diferente em relação a esta situação/pessoa?
  2. Em que factos obetivos me baseei para atribuir este valor a esta situação/pessoa?
  3. O que não estou a ver nesta situação/ pessoa que vai fazer toda a diferença na minha tomada de decisão?

A sua Maravilhosa Mente Racional vai adorar fazer esta reflexão, e a sua tomada de decisão vai fazer muito mais sentido pois as suas emoções vão estar muito mais harmoniosas.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *