Transforme a sua vida ao acordar!

Como são os seus hábitos matinais?  Com que energia começa o seu dia?

Muitos de nós acordamos de manhã e iniciamos todo um conjunto de rituais mecânicos e inconscientes que interferem com a qualidade do nosso dia. A forma como começamos o dia impacta no nosso bem-estar, nas nossas emoções e nos nossos resultados.

Se quer que os seus dias sejam fantásticos, transforme o seu acordar e faça das suas manhãs momentos fantásticos!

Durante uma semana pratiquei diariamente um ritual de 4 passos que vou partilhar pelo excelente impacto que teve em mim e nos meus resultados.

O desafio de introduzirmos 4 novos hábitos nas nossas rotinas atuais é garantir que os fazemos todos, pelo que, uma técnica que se usa muito em Programação Neuro Linguística é a de criar associações, através de gatilhos e encadeamentos. Ou seja, o hábito 1 vai estar associado ao ato de acordar e todos os outros devem ser feitos de forma sequencial, até que já não precise de pensar neles.

O tempo que vai alocar a cada um destes passos, vai depender de si da sua logística matinal e da sua realidade e mesmo que não consiga fazer sempre, experimente pelo menos ao fim de semana e compare resultados. Eu invisto 1h da minha manhã neste processo e vale mesmo a pena.

Passo 1 – Acordar e respirar. Aproveitar aqueles primeiros minutos do dia e em silêncio inspirar profundamente algumas vezes. A este ritual pode ainda juntar a tomada e consi^ncia de diferentes partes do seu corpo. Nada é mais desconcertante que começar o dia em stress, a correr e apensar em mil e uma coisas. Contrarie a tendência e comece o seu dia com calma, tranquilidade e serenidade, oxigenando o seu cérebro.

Passo 2 – Levante-se, diga a sua frase inspiradora e visualize o seu dia. O nosso discurso interno tem impacto imediato nas nossas emoções pelo que intencionar dizer algo de manhã com impacto positivo pode proporcionar-lhe a energia e o foco que necessita para começar em grande. A minha frase desta ultima semana foi “ Promovo o melhor de mim a cada momento do meu dia. Eu Inspiro, Eu ajo, Eu sorrio, eu escolho ter um dia Especial e Único!”. Depois da frase e durante alguns segundo, fecho os olhos e imagino como vai ser o meu dia, como vou responder à vida e o que quero sentir e experienciar.

Passo 3 – Ativação corporal. Sempre que o tempo permite, gosto de praticar atividade física matinal. Ativa o corpo, as suas células e eleva a energia, dá-nos vitalidade para o dia. Pode fazer 1h de exercícios no ginásio ou apenas 10 minutos a saltar no trampolim ou à corda. O importante é que inicie o seu dia com total vigor e energia.

Passo 4 – Planeio o meu dia com o método ABC. Planear o seu dia ajuda a garantir que o seu foco vai para onde realmente importa. Tarefas A – fazer em primeiro lugar, Tarefas B- fazer em segundo lugar; Tarefas C – lembretes ou em caso de tempo livre. Este pequeno momento liberta-nos a mente a dá-nos panorama mais real do nosso dia. Nesta ultima semana tenho formalizado este ritual com a retirada de um cartão Meraqi Inspirador pois também ele me inspira a colocar o foco em algo que estimula a minha positividade e o meu bem estar. 

Pode estabelecer estes rituais adaptando ao seu tempo disponível. Se não tem 1h faça 10 minutos e vá progredindo gradualmente.

Não sei como costuma acordar, mas deixo aqui o desafio para ver o impacto que tem em si, estas pequenas mudanças positivas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *